Ações de inclusão
valorização da acessibilidade em uma escola profissionalizante
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v3i1.142Palabras clave:
Inclusão social, Acessibilidade, Educação inclusivaResumen
O presente artigo tem o intuito de incentivar a valorização da acessibilidade nas escolas profissionalizantes, trazendo à tona resultados obtidos em uma pesquisa aplicada desenvolvida na Unidade SENAI/SC em Joinville. Na referida pesquisa, objetivou-se "planejar, desenvolver, treinar e promover a manutenção de um Laboratório de Acessibilidade para pessoas com deficiências visual, auditiva e motora, para apoio nas atividades didático/pedagógicas”. Por se tratar de pesquisa aplicada fez-se necessário adotar diferentes metodologias e técnicas, dentre elas: pesquisa qualitativa e quantitativa, pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica e documental, desenvolvida em instituições com foco em inclusão, envolvendo estudantes e profissionais com deficiência. Após a análise dos resultados foi elaborado relatório gerencial apresentando as metas alcançadas por objetivos propostos. Destaca-se que é possível promover a acessibilidade mediante o comprometimento dos pares. Ações que privilegiam conhecimento e recursos de inclusão fazem a diferença na educação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada à revista. A licença permite o uso comercial.