Pesquisa de Listeria monocytogenes em sorvetes expresso e de buffet comercializados na cidade de Joaçaba, Santa Catarina – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v4i1.147Palavras-chave:
Listeria monocytogenes, sorvetes, contaminação microbiológicaResumo
Listeria monocytogenes é o patógeno causador da listeriose, e encontra nos neonatos, mulheres grávidas, idosos e pessoas imunodeprimidas seu grupo de risco. Essa bactéria pode estar presente nos alimentos, mesmo os em estado de refrigeração, onde pode sobreviver e se multiplicar. O sorvete é um alimento obtido através de uma mistura de leite e outros ingredientes, que podem sofrem contaminações de ordem microbiológica. Diante dessa possibilidade, este estudo foi realizado para verificar a contaminação por Listeria monocytogenes em sorvetes comercializados em sete estabelecimentos no município de Joaçaba, SC. Foram coletadas 32 amostras de sorvetes, 16 servidas em buffet e 16 do tipo expresso, nos meses de janeiro e fevereiro de 2009. Foi observado um índice de contaminação por bactérias do gênero Listeria de 25,44%, sendo 9,8% L. monocytogenes, 6,25% L. ivanovii, 3,13% L. welshimeri. L. innocua foi detectada simultaneamente com L. grayi em uma amostra (3,13%), e L. grayi ocorreu isoladamente em uma outra amostra (3,13%). Os dados demonstraram um alto índice de presença do gênero Listeria, sobretudo nos sorvetes servidos em buffet, merecendo maior atenção dos comerciantes e autoridades de vigilância com relação às condições higiênico-sanitárias durante a comercialização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada à revista. A licença permite o uso comercial.