Ocorrência de Listeria monocytogenes em refrigeradores e pias de cozinhas domiciliares nos municípios de Ouro, Capinzal e Zortéa, SC – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v4i1.148Palavras-chave:
Listeria monocytogenes, Contaminação doméstica, Listeria ivanoviiResumo
Listeria monocytogenes é o agente causal da listeriose em humanos, apresentando uma taxa de mortalidade nos grupos de risco de 30%. Os idosos, indivíduos imunocomprometidos, neonatos e fetos são os principais acometidos pela doença, que se caracteriza por um quadro de septicemia e aborto no caso de fetos. A capacidade de se multiplicar em condições desfavoráveis deve-se a sua auto-plasticidade desencadeada pela exposição a condições extremas sucessivas (frio, calor e acidez). Devido ao índice de surtos de doenças de origem alimentar predominar em condições domésticas, a observação da ocorrência de L. monocytogenes nos ambientes domiciliares propícios a sua sobrevivência e multiplicação é de grande importância. Foram avaliados os refrigeradores e as pias das cozinhas de sessenta residências dos municípios de Capinzal, Ouro e Zortéa, SC, através da coleta de esfregaços de superfície. As amostras foram colhidas do compartimento de verduras, de carnes e da borracha de vedação, e nas pias as amostras foram tomadas do ralo de esgotamento. Os resultados demonstraram a presença de L. monocytogenes nas bacias de carnes dos refrigeradores de três residências com a ocorrência simultânea de L. ivanovii em um deles. Verifica-se, portanto o risco de contaminação cruzada por L. monocytogenes nas residências devido à possibilidade de resíduos caírem sobre os alimentos, geralmente já preparados, armazenados nas prateleiras inferiores destes eletrodomésticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada à revista. A licença permite o uso comercial.