Curtir, comentar e compartilhar: o uso do Facebook na educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v9i1.794Palavras-chave:
Redes Sociais Digitais. Facebook. Ensino e Aprendizagem. Educação de Jovens e Adultos. Práticas Educativas.Resumo
Este artigo apresenta o uso da rede social Facebook, tanto por educandos quanto por educadores, como um recurso tecnológico/pedagógico ao processo de ensino e aprendizagem na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA. O escopo desta investigação compreende que os desafios da proposta de uma educação emancipadora passam, também, pelo desenvolvimento e pela discussão sobre a presença e o uso das tecnologias digitais na vida cotidiana, com suas formas peculiares de sociabilidade. Em 2013, a Gerência de Educação do Programa de EJA do SESI, em Santa Catarina, criou no Facebook o Grupo O conhecimento move sua vida. Criado, no primeiro momento, com a função de comunicar e dar visibilidade às atividades desenvolvidas nos diferentes locais de funcionamento da EJA, este espaço virtual tornou-se um significativo e estratégico recurso de disseminação e compartilhamento de práticas e experiências de ensino e aprendizagem. Este artigo traz uma reflexão sobre o uso do Facebook como rede social virtual na educação, sobre a análise das informações publicadas por professores e alunos e, por fim, sobre as diferentes formas de apropriação e ressignificação dessa ferramenta. No âmbito da EJA do SESI, o Facebook contribui com a construção colaborativa do conhecimento e com o desenvolvimento de competências. Curtir, comentar e compartilhar são ações presentes na vida escolar e cotidiana dos sujeitos que vivenciam o processo educativo da EJA do SESI.Downloads
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Publicado
2016-07-29
Como Citar
Cordova, T. (2016). Curtir, comentar e compartilhar: o uso do Facebook na educação de jovens e adultos. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 9(1), 17–31. https://doi.org/10.18624/e-tech.v9i1.794
Edição
Seção
Educação inovadora
Licença
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