Gestão à vista na prática em Educação Profissional e Tecnológica: uma aplicação na Faculdade de Tecnologia SENAI/SC Florianópolis
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v7i1.422Keywords:
TI - Gestão à Vista, Educação Profissional e Tecnológica, Metas, IndicadoresAbstract
A comunicação é essencial nas empresas e um dos principais fatores para se construir uma liderança sólida. Dentro desse contexto, a gestão visual, quando bem desenvolvida, é uma prática eficaz e eficiente de comunicação. Este artigo tem como objetivo propor a implementação de gestão à vista em uma instituição de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), através da identificação de necessidades, elaboração e implantação de um mural de gestão à vista em uma faculdade de tecnologia do SENAI/SC. O referencial teórico desenvolvido nesta pesquisa tem início com a gestão estratégica, que visa aos resultados por meio de metas, passa pela ferramenta de gestão Plan-Do-Check-Act (PDCA) e finaliza com a abordagem da gestão à vista preconizada pelo Sistema Toyota de Produção. Metodologicamente, este trabalho é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa; tem objetivo exploratório e caráter experimental, com conformação por uma pesquisa-ação. As etapas desenvolvidas na metodologia foram o planejamento, a elaboração e a operacionalização do painel, a avaliação da implementação. Os primeiros resultados apontaram para um aumento do conhecimento de toda a equipe dos projetos existentes na Faculdade, pressupondo-se uma maior motivação na solução dos problemas que surjam em tais projetos. Com o conhecimento das agendas dos cursos e das pessoas, foi possível ter uma visão sistêmica dos recursos da Faculdade, tanto da equipe como dos ambientes educacionais. As necessidades essenciais na gestão de uma faculdade foram identificadas e a proposição de mural atendeu a faculdade de tecnologia. Percebeu-se, também, um aumento no compartilhamento de boas práticas entre os coordenadores de curso.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada à revista. A licença permite o uso comercial.