Aprendizagem organizacional e capacidade absortiva: uma análise teórica no contexto da gestão do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v9i2.916Keywords:
Aprendizagem organizacional. Capacidade absortiva. Gestão do conhecimento. Interdisciplinaridade.Abstract
Na sociedade da informação, a globalização e a hipercompetitividade de mercado forçaram as empresas a se reinventarem e, com isso, construírem inovações constantes e sistematizadas com o intuito de alcançarem vantagens competitivas sustentáveis. Diferenciam-se as organizações que tiverem maior capacidade para construir aprendizagem organizacional e absorver conhecimentos, gerando valor para seus negócios e se reposicionando em seus mercados com o passar dos anos. Nesse contexto, a gestão do conhecimento passou a ser fator chave nos negócios, possibilitando mais agilidade nas tomadas de decisões, além de gerar ciclos de inovações e melhorias contínuas e contribuir para que as organizações conquistassem lugar de destaque no mundo competitivo. Neste sentido, este estudo teve como questão de pesquisa: qual a relação da aprendizagem organizacional e da capacidade absortiva no contexto da gestão do conhecimento nas organizações da sociedade da informação? No intuito de buscar respostas para esta questão de pesquisa, este estudo teve por objetivo analisar a relação da aprendizagem organizacional com a capacidade absortiva nas organizações, demonstrando sua relação com a gestão do conhecimento. Para tanto, foi realizada uma pesquisa teórica de fins exploratório descritivo por meio de levantamento bibliográfico. Os elementos teóricos levantados confirmaram a relevância desta pesquisa, identificaram que a o conhecimento é insumo da capacidade absortiva e da aprendizagem organizacional, evidenciando que a gestão do conhecimento desempenha papel chave na integração entre estas duas temáticas e que, para amplificar sua análise, a abordagem interdisciplinar dos temas é imprescindível.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Additional Files
Published
2016-12-12
How to Cite
Aires, R. W. do A. (2016). Aprendizagem organizacional e capacidade absortiva: uma análise teórica no contexto da gestão do conhecimento. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 9(2), 183–196. https://doi.org/10.18624/e-tech.v9i2.916
Issue
Section
Artigos Artigos
License
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada à revista. A licença permite o uso comercial.