Desenvolvimento de liga de ferro branco astm a532 classe i tipo d com adição de nióbio resistente ao desgaste abrasivo

Autores/as

  • Cristian Braga Ferreira Senai
  • Orlando Preti Unisociesc

DOI:

https://doi.org/10.18624/etech.v14i1.1075

Resumen

Tendo em vista a constante evolução tecnológica do setor de máquinas e equipamentos e a demanda por soluções que viabilizem a produtividade destes tornando-os mais eficientes faz com que, seja considerado o desgaste por abrasão, visto que, este tem um papel importante devido a peças e partes destes equipamentos terem contato direto com o solo. Assim, este projeto visa desenvolver de uma Liga em Ferro Branco para a utilização em peças e partes de máquinas e equipamentos resistentes a abrasividade no intuito de obter um melhor resultado em relação às ligas utilizadas atualmente. Neste projeto desenvolveu-se a composição química para a obtenção de corpos de prova através dos processos de fundição, tratamento térmico e análises laboratoriais com o intuito de analisar os dados obtidos sobre as amostras. Ao obter uma liga com propriedades mecânicas apresentando resultados acima da atual vislumbra-se agregar valor ao produto final minimizando o tempo de parada do equipamento para a sua substituição visto que estes são elementos de desgaste, com o prolongamento da vida útil, minimizar o impacto ambiental devido aos processos de obtenção e assim buscar a melhoria contínua em relação à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristian Braga Ferreira, Senai

Engenheiro da Produção graduado pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi), Tecnólogo em Gestão de Marketing pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Pós-graduado em Engenharia da Produção e Mestrando em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário Sociesc (Unisociesc). É professor Universitário do SENAC Santa Catarina os cursos de Processos Gerenciais, Tecnologia da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Especialista de Ensino no SENAI Santa Catariana atuando como professor nos cursos de Engenharia e Tecnologia. Consultor de empresas em sistema em desenvolvimento de produtos e processos, gestão industrial.

Orlando Preti, Unisociesc

Doutor (2014) e Mestre (2005) em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Graduado (1998) em Licenciatura Plena em Metalurgia pela Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do CEFET-PR-CP. Professor nos cursos de bacharelado em Engenharia Mecânica, Produção, Materiais, Metalurgia e Fundição e nos cursos de Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica; nos cursos de bacharelado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, no Centro Universitário Sociesc - UNISOCIESC. Professor-Pesquisador e Consultor técnico nas áreas de Metalurgia de Ligas Ferrosas e Não Ferrosas, com ênfase em solidificação (nucleação e crescimento), tratamento térmico e termoquímico, caracterização microestrutural e mecânica com foco em desgaste (abrasivo e adesivo) pela UNISOCIESC.

Publicado

2021-10-05

Cómo citar

Ferreira, C. B., & Preti, O. (2021). Desenvolvimento de liga de ferro branco astm a532 classe i tipo d com adição de nióbio resistente ao desgaste abrasivo. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 14(1). https://doi.org/10.18624/etech.v14i1.1075