FATORES DE EVASÃO QUE PROPORCIONAM O ABANDONO DISCENTE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR – IES PRIVADA DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU
DOI:
https://doi.org/10.18624/etech.v14i2.1131Resumen
Este estudo objetivou de analisar os fatores que influenciam a evasão em uma instituição de ensino superior (IES) privada do município de Blumenau. Caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa descritiva com perspectiva longitudinal, por meio de levantamento de dados primários, com questionário de perguntas fechadas a alunos já evadidos. Os dados foram coletados de 137 alunos evadidos, em dois períodos, entre os anos de 2014 e 2015, os quais foram mensurados por meio da escala Likert de 1 a 5 e analisados por meio da correlação parcial. Destacam-se como principais resultados, em ordem decrescente conforme força de influência a evasão, os fatores internos à IES, após os fatores individuais do estudante e posteriormente os fatores externos à IES. Notou-se ainda que, a IES necessita criar estratégias para melhorar o condicionamento dos profissionais que estão diretamente ligados a “qualidade dos cursos em geral”, e mais especificamente “qualidade dos professores”, a fim de buscar maior índice de “lealdade” dos alunos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada à revista. A licença permite o uso comercial.