Inovação e gestão de design no setor têxtil de Santa Catarina: classificação e possíveis interações
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v8i1.676Palabras clave:
Inovação. Gestão de design. Design estratégico. Indústria têxtil.Resumen
Inovação é uma palavra de ordem em quase todos os âmbitos da sociedade contemporânea, não mais apenas no mundo dos negócios. Tendo em consideração as abrangentes, diversificadas e ainda emergentes conceituações relacionadas ao processo de inovação, este estudo propõe uma breve revisão bibliográfica, classificação e identificação dos conceitos relevantes vinculados ao termo para fins de inter-relação com a gestão de design. Tal pesquisa, de natureza básica e bibliográfica, propõe conhecimento novo e de interesse universal. Sua abordagem qualitativa descritiva busca trazer ao objeto de estudo um contexto dinâmico e aplicado à indústria têxtil de Santa Catarina. O balanço comercial do segmento, entre os anos de 2009 e 2013, foi utilizado como parâmetro refletor dessa relação entre inovação x desempenho comercial. O resultado demonstrou que a gestão do design pode ser utilizada como ferramenta de inovação do setor estudado, desde que o mesmo entenda e aplique esta gestão sistêmica em seus três níveis: operacional, tático e estratégico.Descargas
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Publicado
2015-07-30
Cómo citar
Pellizzoni, R. C., Locks, R. T., Fialho, F. A. P., & Marino, G. S. A. D. (2015). Inovação e gestão de design no setor têxtil de Santa Catarina: classificação e possíveis interações. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 8(1), 87–101. https://doi.org/10.18624/e-tech.v8i1.676
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Artigos
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