FASHION MARKETING AND INFLUENCE: A CASE STUDY OF TIK TOKER JORDANNA MAIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18624/etech.v16i3.1372

Palavras-chave:

digital influencers; fashion marketing; Jordanna Maia; tik tok.

Resumo

With the emergence of new means of communication, the fashion sector recognized marketing as an essential tool to win over the target audience and boost sales, being widely adopted by several brands seeking to stand out among the competition and establish connections with customers. The growth of social media has given rise to virtual community apps such as Tik Tok, which has gained widespread visibility since its launch in 2016. With its success, the app has created new online growth opportunities for its users. In this context, new content creators become fashion icons for their followers and viewers, demonstrating a new form of influence in this market. Given the innovative nature of the Tik Tok app, brands are seeking to understand its dynamics and its relationship with fashion, as well as identify relevant users in this context. This case study of Jordanna Maia aims to understand her relationship with content creation for TikTok, especially in fashion. Thus, the problem that guides this study is “How Jordanna Maia creates fashion marketing content on TikTok?”. Having as a methodological basis the use of basic and exploratory research, the approach to the problem is of a quali-quanti category, using bibliographical, documentary, netnographic and case study research, analyzing posts and content present on Jordanna Maia's social networks. Findings reveal that Jordanna effectively leverages TikTok’s dynamic features, blending creativity, authenticity, and trend alignment to engage her audience and attract brand partnerships. Her innovative ventures, including the creation of a virtual avatar for the metaverse, further illustrate her forward-thinking approach to digital fashion marketing. This study provides insights into the evolving role of influencers in shaping fashion marketing strategies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Bongiolo Minatto, Senai/Criciúma

Designer de Moda graduada pelo Senai Criciúma em 2023.

Maria Julia de Lima Dassoler, Senai/Criciúma

Meu contato com a moda, de forma acadêmica, foi através de um curso de aprendizagem industrial, em 2013 no SENAI de Criciúma, de Desenhista de Produto de Moda. No ano seguinte, em 2014, ingressei na graduação de Tecnologia em Design de Moda, no SENAI em parceria com a UNESC. Enquanto cursava, estagiei em uma empresa de moda da região, onde permaneci por quase um ano. Lá, passei por todas as etapas do setor produtivo, desde a produção até chegar ao desenvolvimento de coleção. Em 2015 fui convidada para participar da Olimpíada do Conhecimento, programa de extensão do SENAI, e representei a instituição de Criciúma na competição estadual. Desenvolvi habilidades de desenho, modelagem, draping, costura e bordado para participar da competição. Ao conquistar a medalha de ouro na ocupação 31 - Tecnologia da Moda, passei a representar o estado de Santa Catarina e segui com os treinos e capacitações nos diversos âmbitos da moda. Em Agosto de 2016 conquistei o quinto lugar nacional, recebendo medalha de excelência pelo bom desempenho na competição. Ainda em Agosto de 2016 me inscrevi para outro projeto de extensão da instituição, o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), no qual trabalhei com diversos alunos de universidades diferentes, bem como tive contato com empresas do setor de moda e design. Consegui chegar até a etapa final, no Design Camp, onde nos imergimos por uma semana de inovação e criatividade, em busca de soluções para problemas diversos das empresas. No primeiro semestre de 2017 realizei a minha pesquisa de Conclusão de Curso, a qual se propunha desenvolver um conceito e formatação de Espaço Colaborativo voltado para a Moda. Em Junho desse mesmo ano defendi a pesquisa, atingindo nota máxima. A instituição SENAI certificou-me com Honra ao Mérito pelo bom desempenho e dedicação durante a minha trajetória acadêmica na graduação de Tecnologia em Design de Moda. No ano de 2018, em Janeiro, entrei como especialista de ensino no SENAI de Criciúma, para lecionar nos cursos de aprendizagem industrial, qualificação profissional, técnico e superior, na área do vestuário. A partir do momento que comecei a lecionar, senti a vontade de me especializar e, em 2019, entrei para o mestrado profissional em Design de Vestuário e Moda na UDESC. Minha pesquisa busca desvendar as formas de incentivo e estímulo da criatividade no desenvolvimento de coleção, sendo que a linha de pesquisa é Moda e Sociedade. Em Outubro de 2019 entrei como treinadora e orientadora de Criciúma para a competição Seletiva Worlskills Shanghai 2021, em que ensino técnicas de desenho, modelagem, encaixe, draping, costura e bordado para a competidora do município.

Downloads

Publicado

2024-12-27

Como Citar

Bongiolo Minatto, L., Casagrande Dal Bello, L., & de Lima Dassoler, M. J. (2024). FASHION MARKETING AND INFLUENCE: A CASE STUDY OF TIK TOKER JORDANNA MAIA. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 16(3). https://doi.org/10.18624/etech.v16i3.1372