Motivos da evasão escolar nos cursos de ensino superior de uma faculdade na cidade de Blumenau
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.382Palavras-chave:
IES, Evasão no Ensino Superior, UniversidadeResumo
A permanência do estudante na universidade está integrada e envolvida com o desenvolvimento social de toda a sociedade. Esta permanência vem sendo comprometida pela evasão do estudante que é foco nesta pesquisa. Este artigo tem como objetivo demonstrar e analisar a evasão de 42 estudantes de uma instituição de ensino superior em cursos tecnológicos no município de Blumenau/SC, no ano de 2012. A abordagem da pesquisa realizada é quantitativa, com delineamento descritivo, onde os dados foram coletados por meio da técnica de pesquisa documental. A população da pesquisa são todos os estudantes do ensino superior de uma faculdade particular da cidade de Blumenau. A amostra refere-se a todos os alunos evadidos no ano de 2012, sendo caracterizada como censo. Quanto aos resultados obtidos foram identificados que o maior percentual de evasão se enquadra no gênero masculino; que a faixa etária de 18 a 24 anos é a mais evadida; a maior parte dos alunos ingressam na IES pelo exame vestibular; a maior frequência de evasão acontece nos três primeiros semestres de curso; que o curso que evidencia maior evasão é o curso nomeado de “X” e que a maior causa de evasão é influenciada pela reprovação dos alunos. Portanto, este estudo voltado à cidade de Blumenau/SC demonstra um panorama relevante, sendo que a instituição de ensino superior pesquisada apresenta um percentual de evasão de aproximadamente 12%, em que a média nacional aponta 22%, dados estes que se referem à educação do ensino superior.
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