O couro e suas alternativas: uma análise do seu uso no mercado da moda

Autores

  • Thaissa Schneider UNIFEBE
  • Karolyne Mylena Behling Fernandes
  • Laura Pedri Pereira SENAI

DOI:

https://doi.org/10.18624/etech.v15i1.1192

Palavras-chave:

Couro; Alternativas ao couro animal; Materiais vegetais.

Resumo

O presente artigo tem foco na pesquisa e análise do couro animal, suas características e impactos no meio ambiente, além de alternativas no mercado da moda. A pesquisa apresenta uma revisão bibliográfica com os principais materiais que estão sendo utilizados como alternativas ao couro. Uma pesquisa de campo foi realizada por meio de um questionário aplicado a jovens catarinenses da Geração Z. Percebeu-se que esse público têm uma boa adesão à nova possibilidade apresentada, o material vegetal. Essa nova alternativa provém de materiais naturais para fabricação, utiliza menos água e possui um padrão alto de qualidade. O artigo busca demonstrar algumas das alternativas vegetais existentes e descrevê-las, apresentar o comportamento de consumo da sociedade e analisar a opinião do público-alvo sobre o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Pedri Pereira, SENAI

Mestre em Design com linha de pesquisa em Interfaces e Interações Comunicacionais pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2017), Especialista em Gestão e Criação de Moda (2016) e Bacharel em Moda (2014) pelo Centro Universitário - Católica de Santa Catarina (2014), com extensão em Jornalismo de Moda pela EnModa - Escola de Empreendedores (2011) e Mídias Sociais para Moda pela London College of Fashion (2014). Foi participante do grupo de pesquisa NEST - Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares também da UDESC. Atualmente é professora dos cursos de Moda e Design de Moda no Centro Universitário - Católica de Santa Catarina e do SENAI- Jaraguá do Sul.

Downloads

Publicado

2022-07-27

Como Citar

Schneider, T., Behling Fernandes, K. M., & Pedri Pereira, L. (2022). O couro e suas alternativas: uma análise do seu uso no mercado da moda. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 15(1). https://doi.org/10.18624/etech.v15i1.1192