Impacto da implementação das boas práticas de fabricação em indústria de alimentos para animais

Autores

  • Sandra Eldi de Oliveira Vargas Consultora Autônoma
  • Simone Moraes Raszl SENAI Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.201

Palavras-chave:

Boas Práticas de Fabricação, Alimentos para animais

Resumo

O estudo de caso foi realizado na Nutriara Alimentos Ltda, Paraná e teve como objetivo analisar o impacto da implementação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) em uma indústria de alimentos para animais. O período de análise dos dados compreendeu os anos de 2005 a 2008, no qual foram avaliados os percentuais de atendimento aos Roteiros de Inspeção das Instruções Normativas Nº 1/2007 e N° 4/2007 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil; o percentual de devolução de produtos não conformes e o percentual de reclamações no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) referentes à qualidade dos produtos, antes e após a implementação das BPF. O atendimento aos Roteiros de Inspeção foram crescentes com a implementação das BPF na empresa, pois à medida que as BPF foram implementadas ocorreu redução no percentual de devolução de produtos não conformes e redução das reclamações no SAC. Conclui-se que a implementação das BPF impactou positivamentena empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Moraes Raszl, SENAI Santa Catarina

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (1996) e mestrado em Ciência dos Alimentos - Universidad Autonoma de Barcelona (1998). Atualmente é Coordenadora do MBA em Gestão para Segurança de Alimentos a distância no SENAI Florianópolis. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Padrões, Legislação e Fiscalização de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria de segurança de alimentos, GMP e HACCP. Atua como auditora especialista em auditorias de certificação de sistemas da qualidade. Auditoria líder na série ISO 9000:2000. Maiores informações no currículo lattes.

Downloads

Publicado

2012-02-23

Como Citar

Vargas, S. E. de O., & Raszl, S. M. (2012). Impacto da implementação das boas práticas de fabricação em indústria de alimentos para animais. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 48–68. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.201

Edição

Seção

Artigos