Avaliação da correlação entre presença de pragas e prevalência de salmonela em fábrica de farinha de peixe

Autores

  • José Humberto de Souza Nicoluzzi Rações Ltda.
  • Simone Moraes Raszl SENAI Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.202

Palavras-chave:

Salmonella, Farinha de peixe, Controle de pragas

Resumo

Ingredientes de origem animal, como a farinha de peixe, são importantes fontes de proteína para alimentos para animais. A presença de patógenos zoonóticos, como a Salmonella spp. nestes ingredientes pode contaminar os alimentos para animais e podem desencadear doenças e ou torná-los portadores e veículos potenciais de contaminação humana. A temperatura de processamento das farinhas é alta o suficiente para eliminar a Salmonella spp. na matéria-prima, por isso a contaminação cruzada pós-processamento deve ser monitorada e controlada. Este estudo teve o objetivo de avaliar a correlação entre presença pragas e provas positivas de Salmonella em fábricas de farinha de peixe. Os resultados encontrados apontaram uma correlação positiva entre estas variáveis. Porém a interação entre estes fatores é influenciada diretamente pelo programa de boas práticas de fabricação, particularmente nos requisitos de controle de pragas, definição de uma política de gestão de crises para tomada de decisões de forma rápida e eficiente quando do surgimento de problemas e, finalmente, a definição de uma política de gestão estratégica visando anteceder-se às oscilações de mercado.

Downloads

Biografia do Autor

Simone Moraes Raszl, SENAI Santa Catarina

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (1996) e mestrado em Ciência dos Alimentos - Universidad Autonoma de Barcelona (1998). Atualmente é Coordenadora do MBA em Gestão para Segurança de Alimentos a distância no SENAI Florianópolis. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Padrões, Legislação e Fiscalização de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria de segurança de alimentos, GMP e HACCP. Atua como auditora especialista em auditorias de certificação de sistemas da qualidade. Auditoria líder na série ISO 9000:2000. Maiores informações no currículo lattes.

Downloads

Publicado

2012-02-23

Como Citar

Souza, J. H. de, & Raszl, S. M. (2012). Avaliação da correlação entre presença de pragas e prevalência de salmonela em fábrica de farinha de peixe. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 98–112. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.202

Edição

Seção

Artigos