Indicadores quantitativos de inovação como suporte ao processo de gestão de ideias
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v8i1.518Palavras-chave:
Gestão de ideias. Indicadores de inovação. Mensuração.Resumo
Na sociedade do conhecimento, a inovação torna-se um desafio para as organizações que pretendem se manter competitivas frente ao cenário de mercado. Caracteriza-se como um processo que necessita ser gerenciado e estar alinhado às perspectivas da organização. A inovação é fundamental para as organizações, de modo que proporcione produtos novos ou melhores aos seus clientes, ou ainda, inove em processos ou em marketing. A gestão de ideias é parte integrante do processo e se apresenta como um fator primordial para o sucesso da inovação. Para tanto, buscou-se identificar, na literatura, indicadores quantitativos de inovação como forma de mensurar o retorno obtido mediante as inovações produzidas por meio da gestão de ideias. Este trabalho foi realizado a partir de uma revisão de literatura por meio de uma busca sistemática como meio para uma descrição interpretativa do referencial teórico. O resultado da aplicação das formas de mensuração permite avaliar a capacidade de inovação da organização, bem como seu desempenho. No entanto, produzir resultados a partir de indicadores não é uma tarefa trivial e necessita estar intimamente relacionada às estratégias da organização.Downloads
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Publicado
2015-07-30
Como Citar
Sérgio, M. C., Dandolini, G. A., Souza, J. A. de, & Gonçalves, A. L. (2015). Indicadores quantitativos de inovação como suporte ao processo de gestão de ideias. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 8(1), 69–86. https://doi.org/10.18624/e-tech.v8i1.518
Edição
Seção
Artigos
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