Entrepreneurial education and professional education: a critical reflection on theoretical and methodological issues

Authors

  • Mauricio Ballarine SENAI/SC
  • Alexandre Meira de Vasconcelos UFSC
  • Álvaro Guillermo Rojas Lezana UFSC
  • Rolando Vargas Vallejos Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
  • Luciane Camilotti SENAI/SC

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.313

Keywords:

professional education, entrepreneurial education, teaching methodologies, pedagogical practice, teacher training

Abstract

In Brazil, the recent advancement of economy, of industrialization and of the consequent diffusion of technology, of the changes in the workplace and in the context of organizations put forth the need for changes in professional education. Accordingly, this article discusses the present role of vocational education to promote reflection on the role of teaching and learning methodologies, as well as a proposal for professional education related to entrepreneurial education. To fulfill this course of action, the analysis was based on theoretical texts. Firstly, were flagged issues concerning theories underlying professional education, particularly in Gramsci and Giroux, about the context and application of teaching methodologies and on a proposal for entrepreneurial education. Furthermore, it is proposed the debate about the role of vocational education from a political and emancipatory position, identified in Adorno and Saviani. Far from exhausting all these questions, but rather to provide subsidies to a necessary discussion, we present some theoretical and methodological possibilities of performance of professional education. 

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Author Biographies

Mauricio Ballarine, SENAI/SC

Mestre em Psicologia Social e do Trabalho no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e especialização em Orientação Profissional no Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA). Atuou como técnico em Educação no Senai-SP. Exerce a função de gerente de Certificação Profissional na Unidade de Educação Profissional e Tecnológica do Senai, Departamento Nacional.

Alexandre Meira de Vasconcelos, UFSC

Engenheiro de Produção graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); especialista em Administração de Pessoas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorando em Engenharia de Produção pela mesma universidade. Atuou como consultor sênior na implantação de sistemas de gestão em empresas privadas, públicas e do terceiro setor. Foi docente e coordenador na Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc) nos cursos de graduação de Tecnologia em Gestão da Qualidade e Tecnologia em Fabricação Mecânica.

Álvaro Guillermo Rojas Lezana, UFSC

Graduação em Ingeniero Civil Químico - Universidad Catolica de Valparaiso Chile (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e doutorado em Ingeniería Industrial - Universidad Politécnica de Madrid (1995). Atualmente é professor Associado 3 da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Emprendedorismo, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, educação a distância via internet, empreededores, educação continuada e mestrado a distância.

Rolando Vargas Vallejos, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Técnica de Oruro (1987), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é gerente executivo de educação profissional e tecnológica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Departamento Nacional e professor da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Fabricação (Engenharia Mecânica) e nas áreas de Redes Colaborativas, Gestão do Conhecimento e Gestão da Inovação (Engenharia de Produção). É membro ativo do COVE (Cooperation Infrastructure for Virtual Enterprises and electronic Business) e revisor dos Journals of Manufacturing Systems e Biomedical Science and Engineering. Avaliador do INEP/MEC.

Luciane Camilotti, SENAI/SC

Graduação em Administração Habilitação em Comércio Exterior (1994), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Professora de cursos de Pós-Graduação e MBA nas disciplinas de Gestão Estratégica de Pessoas, Desenvolvimento Pessoal, Liderança Organizacional e Comportamento Empreendedor. Atua nas áreas de empreendedorismo, liderança, gestão de pessoas e gestão de destinos turísticos. Consultora do SENAI/SC. Aluna de pós-doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina na área de Inteligência Organizacional.

Published

2012-11-29

How to Cite

Ballarine, M., Vasconcelos, A. M. de, Lezana, Álvaro G. R., Vallejos, R. V., & Camilotti, L. (2012). Entrepreneurial education and professional education: a critical reflection on theoretical and methodological issues. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 01–14. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.313

Issue

Section

Caleidoscópio

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