Educação profissional e educação empreendedora:uma reflexão crítica dos aspectos teóricos e metodológicos
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.313Palavras-chave:
Educação profissional, Educação empreendedora, Metodologias de ensino, Prática pedagógica, Formação docenteResumo
No Brasil, o recente avanço da economia, da industrialização e da consequente difusão de tecnologias, as mudanças no mundo do trabalho e no contexto das organizações colocam em pauta a necessidade de transformações na educação profissional. Nesse sentido, este artigo discute o papel da educação profissional na atualidade para promover uma reflexão sobre a função do docente e das metodologias de ensino, assim como uma proposta de educação profissional relacionada à educação empreendedora. Para cumprir esse percurso, a análise foi realizada com base em textos teóricos. Em primeiro lugar, foram sinalizadas questões referentes às teorias que fundamentam a educação profissional, particularmente em Gramsci e Giroux, sobre o contexto e a aplicação de metodologias de ensino e sobre uma proposta de educação empreendedora. Na sequência, propõe-se o debate acerca do papel da educação profissional a partir de uma vertente política e emancipadora, identificada em Adorno e em Saviani. Longe de esgotar todas essas questões, mas sim de apresentar subsídios para uma necessária reflexão, apresentam-se algumas possibilidades teóricas e metodológicas de atuação da educação profissional.
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