Educação profissional e educação empreendedora:uma reflexão crítica dos aspectos teóricos e metodológicos

Autores/as

  • Mauricio Ballarine SENAI/SC
  • Alexandre Meira de Vasconcelos UFSC
  • Álvaro Guillermo Rojas Lezana UFSC
  • Rolando Vargas Vallejos Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
  • Luciane Camilotti SENAI/SC

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.313

Palabras clave:

Educação profissional, Educação empreendedora, Metodologias de ensino, Prática pedagógica, Formação docente

Resumen

No Brasil, o recente avanço da economia, da industrialização e da consequente difusão de tecnologias, as mudanças no mundo do trabalho e no contexto das organizações colocam em pauta a necessidade de transformações na educação profissional. Nesse sentido, este artigo discute o papel da educação profissional na atualidade para promover uma reflexão sobre a função do docente e das metodologias de ensino, assim como uma proposta de educação profissional relacionada à educação empreendedora. Para cumprir esse percurso, a análise foi realizada com base em textos teóricos. Em primeiro lugar, foram sinalizadas questões referentes às teorias que fundamentam a educação profissional, particularmente em Gramsci e Giroux, sobre o contexto e a aplicação de metodologias de ensino e sobre uma proposta de educação empreendedora. Na sequência, propõe-se o debate acerca do papel da educação profissional a partir de uma vertente política e emancipadora, identificada em Adorno e em Saviani. Longe de esgotar todas essas questões, mas sim de apresentar subsídios para uma necessária reflexão, apresentam-se algumas possibilidades teóricas e metodológicas de atuação da educação profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mauricio Ballarine, SENAI/SC

Mestre em Psicologia Social e do Trabalho no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e especialização em Orientação Profissional no Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA). Atuou como técnico em Educação no Senai-SP. Exerce a função de gerente de Certificação Profissional na Unidade de Educação Profissional e Tecnológica do Senai, Departamento Nacional.

Alexandre Meira de Vasconcelos, UFSC

Engenheiro de Produção graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); especialista em Administração de Pessoas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorando em Engenharia de Produção pela mesma universidade. Atuou como consultor sênior na implantação de sistemas de gestão em empresas privadas, públicas e do terceiro setor. Foi docente e coordenador na Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc) nos cursos de graduação de Tecnologia em Gestão da Qualidade e Tecnologia em Fabricação Mecânica.

Álvaro Guillermo Rojas Lezana, UFSC

Graduação em Ingeniero Civil Químico - Universidad Catolica de Valparaiso Chile (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e doutorado em Ingeniería Industrial - Universidad Politécnica de Madrid (1995). Atualmente é professor Associado 3 da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Emprendedorismo, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, educação a distância via internet, empreededores, educação continuada e mestrado a distância.

Rolando Vargas Vallejos, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Técnica de Oruro (1987), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é gerente executivo de educação profissional e tecnológica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Departamento Nacional e professor da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Fabricação (Engenharia Mecânica) e nas áreas de Redes Colaborativas, Gestão do Conhecimento e Gestão da Inovação (Engenharia de Produção). É membro ativo do COVE (Cooperation Infrastructure for Virtual Enterprises and electronic Business) e revisor dos Journals of Manufacturing Systems e Biomedical Science and Engineering. Avaliador do INEP/MEC.

Luciane Camilotti, SENAI/SC

Graduação em Administração Habilitação em Comércio Exterior (1994), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Professora de cursos de Pós-Graduação e MBA nas disciplinas de Gestão Estratégica de Pessoas, Desenvolvimento Pessoal, Liderança Organizacional e Comportamento Empreendedor. Atua nas áreas de empreendedorismo, liderança, gestão de pessoas e gestão de destinos turísticos. Consultora do SENAI/SC. Aluna de pós-doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina na área de Inteligência Organizacional.

Publicado

2012-11-29

Cómo citar

Ballarine, M., Vasconcelos, A. M. de, Lezana, Álvaro G. R., Vallejos, R. V., & Camilotti, L. (2012). Educação profissional e educação empreendedora:uma reflexão crítica dos aspectos teóricos e metodológicos. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 01–14. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.313

Número

Sección

Caleidoscópio

Artículos más leídos del mismo autor/a