A educação profissional emancipatória

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18624/etech.v15i3.1036

Palabras clave:

educação profissional; pedagogia de projetos; autonomia; sociedade em mudança; solução de problemas.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo demonstrar os efeitos positivos que uma pedagogia baseada em projetos pode agregar, tanto no âmbito da educação regular quanto na educação profissional de jovens que se lançarão ao mercado de trabalho. Trata também a respeito das contribuições para o desenvolvimento das habilidades comportamentais dos alunos, bem como de competências profissionais, que poderão, inclusive, contribuir não só com o aumento da empregabilidade, como também nortear a vida do aluno para o desenvolvimento de sua autonomia, priorizando o aprender fazendo e combinando teoria e prática. É uma pesquisa de cunho bibliográfico acerca de uma educação voltada para uma sociedade em mudança.

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Biografía del autor/a

César Bresolin Salvaro, SENAI/RS

Mestre em Educação pela Universidade LASALLE. Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico Orientação Educacional Supervisão e Gestão Escolar, e em Psicopedagogia Institucional e Clínica, graduado em Administração pela UNISINOS e em Pedagogia pela ULBRA.  

Alexsandra Teixeira, SENAI/RS

Mestre em Educação. 

Evaldo Luis Pauly, LASALLE

Doutor em Educação pela UFRGS (2000). Foi docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - Canoas/RS de 2006 a 2020. Atualmente colabora com o Grupo de Pesquisa Temáticas Lassalistas da Universidade La Salle.

http://lattes.cnpq.br/7187415721002122

Publicado

2022-11-05

Cómo citar

Salvaro, C. B., Teixeira, A., & Pauly, E. L. (2022). A educação profissional emancipatória. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 15(3). https://doi.org/10.18624/etech.v15i3.1036