Modelo multicritério para avaliar a contribuição de incubadora de base tecnológica na geração do empreendedorismo inovador

Autores/as

  • Cristina Martins Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Ademar Dutra Universidade do Sul de Santa Catarina
  • José Carlos Martinazzo Júnior Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Maicon Lacerda Universidade do Vale do Itajai
  • Jonas Duarte da Silva Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v5i1.265

Palabras clave:

Empreendedorismo Inovador, Incubadora de base tecnológica, Avaliação de desempenho, Metodologia Multicritério

Resumen

A incubadora de base tecnológica exerce um papel diferenciado no fomento ao empreendedorismo inovador, fenômeno considerado crucial na busca intensiva pelo desenvolvimento econômico e social dos países. Entretanto, não se sabe qual é a efetiva contribuição que este mecanismo gera ao empreendedorismo inovador, haja vista a inexistência de modelos que efetuem tal avaliação. Desta forma, a presente pesquisa tem por objetivo, construir um modelo multicritério de avaliação da contribuição da incubadora de base tecnológica na geração do empreendedorismo inovador. Para tal, utilizou-se como instrumento de intervenção a metodologia Multicritério de Apoio à decisão – Construtivista (MCDA-C). A pesquisa adota uma visão de conhecimento construtivista, possui caráter exploratório e se constitui em um estudo de caso. A fonte de dados é de natureza primária e secundária e a abordagem metodológica utilizada pode ser classificada como quali-quantitativa. Os resultados evidenciaram que a Metodologia Multicritério se mostrou robusta ao propiciar conhecimento quanto à construção de um modelo de avaliação que considera a incubadora um mecanismo diferenciado na promoção do empreendedorismo inovador. Além de oferecer um instrumento que possibilita gerir e transformar esforços em ações de melhorias de desempenho ao processo de empreendedorismo inovador.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristina Martins, Universidade do Sul de Santa Catarina

Graduada em Sistemas de Informação pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul. Atuou como desenvolvedora e analista na área de tradução (tradução de dados bancários) da empresa Nexxera Tecnologia e Serviços S.A. sediada em Florianópolis. Atualmente é Mestranda em Administração na linha de Estratégia pela Unisul e bolsista com exclusividade pela CAPES. Editora de layout da Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios (REEN).

Ademar Dutra, Universidade do Sul de Santa Catarina

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pela mesma Universidade, possui especialização em Administração de Recursos Humanos, especialização em Gestão da Qualidade e Produtividade, Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção. Atualmente é professor titular da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Membro de corpo editorial da Revista Contemporânea de Contabilidade e Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios (REEN) – Unisul. Revisor de periódico da Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC), Revista do CCEI, Revista de Administração Pública (Impresso) e da Revista de Administração da UFSM. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Avaliação de Desempenho Organizacional.

José Carlos Martinazzo Júnior, Universidade do Sul de Santa Catarina

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui especialização em Automação e Sistemas. Mestrando em Administração na linha de Estratégia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Atualmente é Especialista em Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SC), com função de Coordenação da Rede SENAI/SC de Laboratórios de Metrologia.

Maicon Lacerda, Universidade do Vale do Itajai

Administrador de Empresas e Pedagogo graduado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mestrando em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). É Lead Assessor na NBR ISO 9001:2008, atuou por mais de cinco anos como consultor de empresas para implantação de sistemas de gestão, examinador da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) nos ciclos de 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012, instrutor, conteudista de cursos à distância e auditor nas áreas de gestão da qualidade, processos e fornecedores. Coordenou o Núcleo de Gestão Empresarial do SENAI/SC em Florianópolis no período de 2009 a 2011. Atualmente é Coordenador de Projetos do Núcleo de Tecnologia e Inovação na Direção Regional do SENAI/SC.

Jonas Duarte da Silva, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestrando em Administração - Unisul/SC (2011); Administração Estratégica (Unisul - 2003); Pós-Graduado em Finanças (UFSC - 2001) com Graduação em Economia (UFSC - 1983). Controller - Empresa SchaeferYachts - Florianópolis. Professor - ênfase em Administração Financeira, Custos Industriais e Controladoria. Áreas/Temas de interesse: Controladoria, BalancedSocrecard(BSC), Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C), Avaliação de Desempenho Organizacional, Planejamento e Controle Orçamentário, Custos Industriais e Estudos de Viabilidade Econômico-Financeira.

Publicado

2012-10-24

Cómo citar

Martins, C., Dutra, A., Martinazzo Júnior, J. C., Lacerda, M., & da Silva, J. D. (2012). Modelo multicritério para avaliar a contribuição de incubadora de base tecnológica na geração do empreendedorismo inovador. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 5(1), 141–171. https://doi.org/10.18624/e-tech.v5i1.265