Modelo multicritério para avaliar a contribuição de incubadora de base tecnológica na geração do empreendedorismo inovador
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v5i1.265Palavras-chave:
Empreendedorismo Inovador, Incubadora de base tecnológica, Avaliação de desempenho, Metodologia MulticritérioResumo
A incubadora de base tecnológica exerce um papel diferenciado no fomento ao empreendedorismo inovador, fenômeno considerado crucial na busca intensiva pelo desenvolvimento econômico e social dos países. Entretanto, não se sabe qual é a efetiva contribuição que este mecanismo gera ao empreendedorismo inovador, haja vista a inexistência de modelos que efetuem tal avaliação. Desta forma, a presente pesquisa tem por objetivo, construir um modelo multicritério de avaliação da contribuição da incubadora de base tecnológica na geração do empreendedorismo inovador. Para tal, utilizou-se como instrumento de intervenção a metodologia Multicritério de Apoio à decisão – Construtivista (MCDA-C). A pesquisa adota uma visão de conhecimento construtivista, possui caráter exploratório e se constitui em um estudo de caso. A fonte de dados é de natureza primária e secundária e a abordagem metodológica utilizada pode ser classificada como quali-quantitativa. Os resultados evidenciaram que a Metodologia Multicritério se mostrou robusta ao propiciar conhecimento quanto à construção de um modelo de avaliação que considera a incubadora um mecanismo diferenciado na promoção do empreendedorismo inovador. Além de oferecer um instrumento que possibilita gerir e transformar esforços em ações de melhorias de desempenho ao processo de empreendedorismo inovador.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada à revista. A licença permite o uso comercial.