Bebida láctea com amaranto

Autores

  • Ana Paula Masson SENAI/SC - Luzerna
  • Otávio José Viganó SENAI/SC - Capinzal e Campos Novos

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v6i2.323

Palavras-chave:

Soro de leite, Pseudocereal, Teor proteico

Resumo

O soro de leite é um resíduo da produção de queijos e, muitas vezes, um problema para os laticínios, pois apresenta potencial poluidor. A utilização do soro de leite em bebidas lácteas se apresenta como uma alternativa para aproveitar o potencial nutritivo deste resíduo. O amaranto é um pseudocereal pouco conhecido no Brasil, no entanto, apresenta proteínas de alto valor biológico. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma bebida láctea com amaranto sabor chocolate branco, em três formulações diferentes: pasteurizada, acidificada e fermentada, realizando a caracterização físico-química, análise sensorial e determinação da vida de prateleira. O teor de proteínas das três formulações ficou acima de 2,5%, sendo maior do que o normalmente encontrado em bebidas lácteas; os demais parâmetros físico-químicos ficaram dentro do esperado. Na análise sensorial, a bebida láctea pasteurizada apresentou mais de 97% de avaliações positivas, quando a acidificada apresentou 88% e a fermentada 84%; os provadores apresentaram boa aceitação pela adição do amaranto e o sabor de chocolate branco. A vida de prateleira demonstrou a estabilidade nos 35 dias de armazenamento da bebida acidificada e da fermentada, enquanto que apenas a pasteurizada apresentou durabilidade de 7 dias, sendo que o teor proteico foi aumentado devido a adição do amaranto e considerando-se que a formulação mais aceita foi a pasteurizada e que a mesma apresentou baixa estabilidade no armazenamento, recomenda-se a utilização do processo UAT para a elaboração deste produto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Masson, SENAI/SC - Luzerna

Engenheira de Alimentos graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Especialista em Segurança de Alimentos pelo SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), cursando MBA em Liderança Estratégica pela UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina). Atuou por quatro anos como instrutora e coordenadora de cursos de alimentos e em consultorias do SENAI SC em Capinzal para implantação de Boas Práticas de Fabricação. Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Capinzal do SENAI de Luzerna.

Otávio José Viganó, SENAI/SC - Capinzal e Campos Novos

Farmacêutico graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com Habilitação em Tecnologia de Alimentos (Bioquímica de Alimentos) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como instrutor do SENAI SC em Capinzal e Campos Novos na área de Alimentos e trabalha exercendo responsabilidade técnica em laboratório de análises clínicas.

Downloads

Publicado

2013-10-30

Como Citar

Masson, A. P., & Viganó, O. J. (2013). Bebida láctea com amaranto. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 6(2), 166–185. https://doi.org/10.18624/e-tech.v6i2.323