Letramento e escolarização: perspectivas e possibilidades

Autores

  • Denise Maria Rengel SENAI/SC - Joinville
  • Ingrid Leão Mendes Fontana
  • Rita Pabst Martins
  • Marly Krüger de Pasce

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.447

Palavras-chave:

Letramento. Escola. Contexto Social.

Resumo

Este artigo aborda questões relacionadas a letramento e escolarização a partir de uma pesquisa realizada por meio de questionário e entrevista semiestruturada com familiares e professoras de alunos de 5º e 9º ano de uma escola pública municipal de uma cidade do norte catarinense. São abordadas, com o propósito de delinear o caminho percorrido para esta investigação, as definições de alfabetismo e letramento de Magda Soares (2012) com contribuições de Maria do Rosário Longo Mortatti (2004), bem como as definições de eventos e práticas de letramento conforme Silveira et al. (2012) e Ângela Kleiman (2007), que também contribui para a reflexão a respeito das relações entre escolar e não escolar, considerando a escola como importante agência de letramento. Brian Street (2010) contribui com a discussão sobre os modelos autônomo e ideológico de letramento, fundamental na análise proposta. Os dados coletados revelam, entre outras coisas, eventos e práticas de letramento com os quais as famílias e os alunos das professoras entrevistadas estão envolvidos e a valorização desses eventos. A relação entre letramento escolar e não escolar se evidencia. Por outro lado, também há momentos em que o distanciamento entre esses letramentos se faz marcante.

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Publicado

2014-12-10

Como Citar

Rengel, D. M., Mendes Fontana, I. L., Martins, R. P., & Pasce, M. K. de. (2014). Letramento e escolarização: perspectivas e possibilidades. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 09–23. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.447

Edição

Seção

Caleidoscópio