Memória organizacional: uma revisão bibliométrica em bases nacionais

Autores

  • Juliana Leonardi UFSC
  • Rogério Cid Bastos UFSC
  • Telmo José Souto-Maior UFSC
  • Francisco Antonio Pereira Fialho UFSC
  • Luciane Camilotti UFSC
  • Álvaro Guillermo Rojas Lezana UFSC

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v6i2.359

Palavras-chave:

Memória organizacional, Técnica bibliométrica, Gestão do conhecimento

Resumo

Tendo em vista a importância que o tema Memória Organizacional (MO) tem assumido dentro das organizações e nas práticas de Gestão do Conhecimento, esta pesquisa tem como objetivo mapear o termo MO, nas bases de publicações nacionais, das áreas de Administração, Ciências Contábeis e Turismo; Psicologia; e Interdisciplinar e também da Base de Dados do Evento EnANPAD. Foi utilizada a técnica bibliométrica na busca sistemática pelo termo MO nas bases de dados nacionais nos periódicos com Qualis A1, A2, B1, B2 e B3, considerados mais relevantes e na base de dados do EnANPAD, evento mais relevante da área da Administração, para investigar o conceito e aplicação deste termo nas pesquisas nacionais. O processo de desenvolvimento deste estudo constituiu-se em duas etapas: busca sistemática e análise descritiva. Como resultados, a pesquisa mostrou que existe limitações quanto a definição e abordagem do tema MO nas bases nacionais, tanto como construto como aplicação. Estudos sobre o tema são relativamente recentes no Brasil, o que possibilita oportunidades de pesquisas empíricas ou não-empíricas e que possam contribuir para elaboração de construtos e aplicações em âmbito nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Leonardi, UFSC

Administradora graduada pelo Centro Integrado de Palmas/PR. Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é designer instrucional na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Rogério Cid Bastos, UFSC

Estatístico graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando o Departamento de Engenharia do Conhecimento.

Telmo José Souto-Maior, UFSC

Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduado no Curso de Formação de Oficiais da Marinha do Brasil pela Escola Naval. Mestrando em engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Francisco Antonio Pereira Fialho, UFSC

Engenheiro Eletrônico graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e Psicólogo graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Luciane Camilotti, UFSC

Administradora com habilitação em Comércio Exterior graduada pela Faculdade Positivo. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora de cursos de Pós-Graduação e MBA e Consultora do SENAI/SC. Cursou pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de Inteligência Organizacional.

Álvaro Guillermo Rojas Lezana, UFSC

Engenheiro Civil Químico graduado pela Universidad Catolica de Valparaiso Chile, Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutor em Ingeniería Industrial pela Universidad Politécnica de Madrid. Atualmente é professor Associado 3 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2013-10-29

Como Citar

Leonardi, J., Bastos, R. C., Souto-Maior, T. J., Fialho, F. A. P., Camilotti, L., & Lezana, Álvaro G. R. (2013). Memória organizacional: uma revisão bibliométrica em bases nacionais. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 6(2), 109–134. https://doi.org/10.18624/e-tech.v6i2.359