Indústria 4.0

desafios e tendências para a gestão do conhecimento

Autores

  • Regina Wundrack do Amaral Aires UFSC
  • Fernanda Kempner Moreira UFSC
  • Patricia de Sá Freire UFSC

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v11i1.988

Resumo

A Indústria 4.0 está revolucionando a forma como são produzidos os bens nas linhas de produção, pois as tecnologias empregadas nos processos produtivos estão possibilitando a personalização da produção em massa, e fomentando a inovação nos modelos de negócios. Embora os artigos que tratam da Indústria 4.0 nem sempre explicitem o termo gestão do conhecimento, é perceptível que o conhecimento é um dos grandes produtos desta revolução industrial. Por meio de uma busca sistemática em artigos científicos publicados na base de dados internacional Scopus®, este estudo teve como objetivo identificar os desafios e tendências da Indústria 4.0 para a Gestão do Conhecimento (GC). Foram identificados três desafios e tendências da gestão do conhecimento para a Indústria 4.0: o desenvolvimento dos trabalhadores, o compartilhamento de conhecimento e o uso de novas tecnologias. Observando a limitação de investigação em apenas uma base de dados, sugere-se em estudos futuros a ampliação desta pesquisa incluindo outras bases de dados internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Wundrack do Amaral Aires, UFSC

Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa ENGIN - Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento EGC/UFSC/CNPQ. Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Campus de São Miguel do Oeste, e com MBA em Gestão Estratégica de Instituições de Educação Profissional e Tecnologia pela Faculdade de Tecnologia SENAI/SC Florianópolis. Bacharel em Secretariado Executivo graduada pela UNOESC. Trabalha no SENAI Santa Catarina desde 2007. Atualmente integra a equipe da Gerência de Educação do Departamento Regional do SENAI Santa Catarina, atuando como Especialista em Educação nos Cursos de Aprendizagem Industrial.

Fernanda Kempner Moreira, UFSC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC (2011). Especialista em Marketing e Gestão de Pessoas (2002) e Gestão Financeira e Contábil (2008). Graduada em Administração pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras, de Paranavaí (2001). Membro do Grupo de Pesquisa ENGIN (Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento para a Inovação). Atua como docente em disci-plinas dos cursos de Administração, Engenharia da Produção e Engenharia Mecânica. É autora de diversos artigos em congressos nacionais e internacionais, revistas e capítulos de livros.

Patricia de Sá Freire, UFSC

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/ UFSC (2013). Mestre em EGC/UFSC (2010). Autora de três livros e mais de 100 artigos científicos publicados em congressos nacionais e internacionais, periódi-cos e capítulos de livros, destacando a coautoria de capítulos da obra Interdisciplinaridade em Ciência Tecnologia & Inovação. Foi contem-plada com segundo lugar no Prêmio Jabuti no ano de 2011 e outros artigos premiados em congressos. Por dois anos seguidos, 2011 e 2012, foi escolhida como um dos cinco executivos de excelência em Gestão do Conhecimento no Brasil pelo MAKE Award Brasil. Ganhou o primeiro lugar geral do Prêmio de Mérito Acadêmico do Programa de Pós-Graduação EGC/UFSC em 2009 e o primeiro prêmio para a área de gestão do conhecimento em 2010. Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Tecnologias da Educação pela 87E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, Florianópolis, v. 9, n. 1, 2018PUC/RJ (1986). É especialista em Marketing pela ESPM/RJ (1987) e em Psicopedagogia pela UCB/RJ (2006). Atualmente é líder do Laboratório ENGIN - Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento para a Inovação e membro dos Grupos IGTI (Núcleo de Inteligência, Gestão e Tecnologia para a Inovação/UFSC) e, do KLOM (Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional/UFSC). É Editora do International Journal of Knowledge and Management (IJKEM).

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Aires, R. W. do A., Moreira, F. K., & Freire, P. de S. (2018). Indústria 4.0: desafios e tendências para a gestão do conhecimento. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 11(1), 67–87. https://doi.org/10.18624/e-tech.v11i1.988

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)