Uso da impressão 3D na personalização de chocolates adicionados de fibra de bambu
DOI:
https://doi.org/10.18624/etech.v15i1.1196Palavras-chave:
Indústria 4.0; Tendências; impressão 3D; chocolate; FibraResumo
A indústria de chocolates tem investido em possibilitar aos consumidores saudabilidade e versatilidade. O uso de tecnologias na indústria de alimentos propicia a criação de produtos inimagináveis. Desse modo, o objetivo do estudo foi desenvolver modelos de chocolate personalizados com a tecnologia da impressão tridimensional (3D), adicionado de fibra de bambu. Foram desenvolvidos quatro protótipos, dois modelos de chocolate puro e dois modelos de chocolate com adição de fibra, que foram submetidos a teste sensorial visual, textura, peso e dimensão. Os resultados obtidos foram analisados estatisticamente pelo método Anova e teste de Tukey para comparação das médias. Os modelos impressos ficaram próximos ao projetado, a análise sensorial indica que as amostras apresentaram aceitabilidade ao avaliar o atributo visual. A análise de viabilidade mostrou que é viável produzir chocolates personalizados. Diante disso, a impressão 3D apresenta-se como uma alternativa viável, podendo ser aplicada em alimentos, conceito esse aliado à Indústria 4.0.
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