Uso da impressão 3D na personalização de chocolates adicionados de fibra de bambu

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18624/etech.v15i1.1196

Palabras clave:

Indústria 4.0; Tendências; impressão 3D; chocolate; Fibra

Resumen

A indústria de chocolates tem investido em possibilitar aos consumidores saudabilidade e versatilidade. O uso de tecnologias na indústria de alimentos propicia a criação de produtos inimagináveis. Desse modo, o objetivo do estudo foi desenvolver modelos de chocolate personalizados com a tecnologia da impressão tridimensional (3D), adicionado de fibra de bambu. Foram desenvolvidos quatro protótipos, dois modelos de chocolate puro e dois modelos de chocolate com adição de fibra, que foram submetidos a teste sensorial visual, textura, peso e dimensão. Os resultados obtidos foram analisados estatisticamente pelo método Anova e teste de Tukey para comparação das médias. Os modelos impressos ficaram próximos ao projetado, a análise sensorial indica que as amostras apresentaram aceitabilidade ao avaliar o atributo visual. A análise de viabilidade mostrou que é viável produzir chocolates personalizados. Diante disso, a impressão 3D apresenta-se como uma alternativa viável, podendo ser aplicada em alimentos, conceito esse aliado à Indústria 4.0.

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Publicado

2022-07-27

Cómo citar

Endres, C. M., Cunha, B., da Fonseca, V., Kischener, R. ., Defaveri, M., & Endres, C. M. (2022). Uso da impressão 3D na personalização de chocolates adicionados de fibra de bambu. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 15(1). https://doi.org/10.18624/etech.v15i1.1196

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