Avaliação da fração reciclável presente nos resíduos sólidos urbanos domiciliares gerados em condomínio residencial na cidade de Curitiba-PR

Autores

  • Joel Dias da Silva SENAI
  • Consuelo Reis Valdiero Rodrigues UFPR

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v4i1.152

Palavras-chave:

Resíduos sólidos urbanos, Tratamento, Coleta Seletiva, Reciclagem

Resumo

Apresenta-se uma pesquisa quanto à adesão dos moradores de um condomínio residencial no Bairro Juvêve, na cidade de Curitiba- PR , em Setembro de 2008, ao Programa de Coleta Seletiva conduzido pela Prefeitura Municipal da cidade. A metodologia adotada foi dividida em três etapas. A primeira consistiu de pesquisa bibliográfica com objetivo de construir um referencial teórico que sustentasse a idéia da viabilidade econômica e ambiental sobre a geração de renda alternativa a partir da venda da fração reciclável presente nos resíduos sólidos urbanos domiciliares gerados em condomínios. Na segunda etapa, realizou-se uma pesquisa amostral da população residente nos edifícios com suporte de experiências relatadas na área de coleta seletiva em condomínios e do levantamento da realidade do programa na atualidade. Já a terceira etapa, compreendeu a caracterização dos resíduos sólidos urbanos, o seu acondicionamento, a segregação e a pesagem. Os resíduos foram coletados em cada um dos edifícios, separados e pesados; em seguida, selecionados os recicláveis com potencial de venda. Os dados coletados foram utilizados num processo de sensibilização dos moradores para uma adesão qualificada ao programa e serviram para estudo comparativo com os dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba. Os resultados apontam para desafios e oportunidades, associados basicamente à educação ambiental comunitária, à conquista da parceria da sociedade na solução dos problemas ligados ao gerenciamento dos resíduos e à divulgação de informações técnicas e do potencial de negócios e benefícios gerados pela cadeia produtiva da reciclagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joel Dias da Silva, SENAI

Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999), Mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é bolsista de Pós-Doutorado em Engenharia Ambiental pela FURB - Universidade Regional de Blumenau e Instrutor III do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, em Blumenau - SC. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Residuos Sólidos, Domésticos e Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: resíduos sólidos urbanos, impactos ambientais, tratamento, destino final adequado, aterros sanitários e efluentes têxteis.

Consuelo Reis Valdiero Rodrigues, UFPR

Bacharel em Física pela Faculdade de Humanidades Pedro II- RJ. MBA em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR/PR).

Downloads

Publicado

2011-11-11

Como Citar

da Silva, J. D., & Rodrigues, C. R. V. (2011). Avaliação da fração reciclável presente nos resíduos sólidos urbanos domiciliares gerados em condomínio residencial na cidade de Curitiba-PR. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 4(1), 42–57. https://doi.org/10.18624/e-tech.v4i1.152

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)