Implantação e impactos nas indústrias mineiras

Autores

  • Joel Dias da Silva SENAI/SC - Blumenau
  • Cibele de Araújo Magalhães UFSC

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v7i1.441

Palavras-chave:

TI - Indústria, Sustentabilidade, Programa Minas Sustentável

Resumo

O presente artigo destaca as oportunidades e os benefícios principais, identificados por algumas empresas, para a adesão ao Programa Minas Sustentável (PMS) criado e desenvolvido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) no ano de 2010. Esse Programa tem auxiliado as indústrias na busca da regularização ambiental, ecoeficiência e responsabilidade social. Destacou-se como principal objetivo mensurar as mudanças de cenários ambientais das indústrias mineiras após a adesão ao Programa Minas Sustentável. A abordagem metodológica empregada contou com a coleta de dados de um questionário elaborado pelo Programa e aplicado às indústrias participantes em Belo Horizonte e região. Das 1500 empresas, 380 (25,5%) responderam ao questionário e aderiram ao Programa, e todas foram convidadas a participar das capacitações visando a melhorias em seus processos produtivos. Aquelas que ainda não possuíam regularização ambiental foram orientadas e licenciadas com a ajuda do Programa. Percebeu-se que para alcançar a sustentabilidade é preciso trabalhar a educação, abrindo caminhos para uma sociedade mais justa; a inovação, introduzindo tecnologia; negócio com e#ciência, competitividade e criação de valor. Finaliza com algumas considerações das perspectivas futuras da relação indústria e sustentabilidade. Registra, também, mudanças no comportamento dos empresários e colaboradores na busca de informações, conhecimentos e pré-disposição para mudanças de hábitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joel Dias da Silva, SENAI/SC - Blumenau

Engenheiro Sanitarista pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desde 1999, com Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Engenharia Ambiental, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou o seu Pós Doutorado em Engenharia Ambiental junto à Universidade Regional de Blumenau (FURB) pelo Programa MEC/CAPES PNPD. Atualmente é Professor Titular lotado no Departamento de Engenharia de Produção e Design e também do Mestrado e Doutorado em Engenharia Ambiental do Programa de Pós Graduação (PPGEA) da FURB. Instrutor Nível HV-01 do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, dos Cursos Técnicos em Controle Ambiental, Edificações e Segurança do Trabalho, no SENAI Blumenau, Santa Catarina. É professor colaborador do Mestrado Profissionalizante em Engenharia Ambiental com Ênfase em Gestão Ambiental, parceria entre a UFSC e Instituto de Competências Empresariais (ICE) representando a FIAT Automóveis, em Belo Horizonte, Minas Gerais. É consultor Ad Hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado do Pernambuco (FACEPE). Possui experiência na Grande Área da Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Resíduos Sólidos Urbanos e Industriais, assim também como em Efluentes Industriais e Tecnologias de Tratamento. Também é representante da ABES-SC no Conselho Municipal de Saneamento do município de Blumenau.

Cibele de Araújo Magalhães, UFSC

Psicóloga, graduada pelo Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira e Pedagoga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Engenharia Ambiental com Ênfase em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É consultora Socioambiental e atuou como Analista Ambiental, Gestora de processos, Assessora da Superintendência e Analista Ambiental na área socioeconômica de análise de processos de licenciamento ambiental, prestação de orientações técnicas, realização de vistorias técnicas, elaboração de informações complementares e pareceres técnicos, com participação nas URC’s e audiências pública dentro da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de MG (SEMAD), na Superintendência da Região Central Metropolitana de Meio Ambiente (SUPRAM CENTRAL). Atuou como Consultora na elaboração e coordenação do Programa Minas Sustentável da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). Atualmente coordena as reuniões do Comitê Gestor do Programa Minas Sustentável e as análises ambientais da equipe, além de atuar nas relações estratégicas relacionadas ao programa junto às grandes empresas.

Downloads

Publicado

2014-10-29

Como Citar

da Silva, J. D., & Magalhães, C. de A. (2014). Implantação e impactos nas indústrias mineiras. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 7(1), 07–20. https://doi.org/10.18624/e-tech.v7i1.441

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)