Reciclagem de efluentes no processo de tingimento sintético em uma indústria têxtil: estudo de caso

Autores

  • Joel Dias da Silva SENAI/SC
  • Michelle de Andrade SENAI/SC

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v6i1.248

Palavras-chave:

Reciclagem de Efluentes, Tingimento Sintético, Qualidade

Resumo

Este estudo foi desenvolvido com objetivo de demonstrar a viabilidade da reciclagem dos efluentes tratados para o processo de tingimento sintético sem alterar a qualidade do produto final, tornando assim uma ferramenta de gestão e desenvolvimento sustentável para a empresa. Para isso, realizou-se a avaliação do histórico de parâmetros físico-químicos, o percentual de reciclagem de efluentes/dia em um ano assim como os respectivos resultados de testes de sublimação do fio que garantem a qualidade do tingimento. Realizado esse levantamento pode-se definir o percentual de efluentes/dia a ser reciclado no processo de tingimento, do qual em média constatou-se que 30% dos efluentes gerados na produção, após passar por um tratamento via físico-químico, retornou ao processo. Para se garantir a qualidade do produto final, comparou-se um processo padrão com um processo que reciclou 30% dos efluentes tratados, por meio da realização de testes de sublimação do fio e resultados de análises dos efluentes. Os resultados foram satisfatórios, não demonstrando nenhuma alteração na qualidade do tingimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joel Dias da Silva, SENAI/SC

Engenheiro Sanitarista (1999) pela UFMT, com Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Engenharia Ambiental, ambos pela UFSC. Atualmente é bolsista do Programa MEC/CAPES PNPD, realizando o seu Pós-Doutorado em Engenharia Ambiental na FURB – Universidade Regional de Blumenau junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Atua como Instrutor Nível V no Núcleo Ambiental do SENAI Blumenau, também como professor colaborador e orientador do Mestrado Profissionalizante em Engenharia Ambiental com Ênfase em Gestão Ambiental, parceria entre a UFSC e o ICE (Instituto de Competências Empresariais) representando a FIAT Automóveis. Possui experiência na grande área da Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em resíduos sólidos urbanos e industriais, assim também como em efluentes industriais e tecnologias de tratamento.

Michelle de Andrade, SENAI/SC

Especialista em Gerenciamento de Águas e Efluentes - SENAI, 2012. Graduada como Tecnologia em Gestão Ambiental – SENAI, 2009 e técnica em Meio Ambiente, SENAI 2007. Atualmente concluindo curso técnico em Segurança do Trabalho – CEDUP, 2013. Experiência com sistemas de gestão ambiental e gestão de pessoas. Atuou como técnica em meio ambiente em estações de tratamento de efluente, Coordenação de equipes, treinamentos e implantação de PGRS e na fiscalização em obra terceirizada para Transpetro S.A.

Downloads

Publicado

2013-08-06

Como Citar

da Silva, J. D., & Andrade, M. de. (2013). Reciclagem de efluentes no processo de tingimento sintético em uma indústria têxtil: estudo de caso. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 6(1), 98–112. https://doi.org/10.18624/e-tech.v6i1.248

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)