O Processo de aprendizagem experiencial em um curso de formação profissional

Authors

  • Graziela Grando Bresolin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luana Barcelos da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patricia de Sá Freire Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18624/etech.v13i1.1090

Keywords:

Modelo Universidade Corporativa em Rede, Gestão de pessoas, Desenvolvimento humano, Andragogia

Abstract

As changes in the work and training, new skills of professionals and new theories of learning are increasingly applied to accompany these changes. In this sense, the experiential learning enables the training of a professional prepared for the work practice. The article aims to understand how the learning process occurs during a professional training course, in the light of David Kolb's theory of experimental learning. The present study describes the qualitative approach, the exploratory and descriptive objectives, with bibliographic procedures that use thematic analysis. For this, four teachers were interviewed who currently teach subjects at the researched professional education institution. The aim of this work was to establish a relationship between a way in which the learning process and to develop a theory of experimental learning, the results demonstrated that experiential learning is widely used in the student's training process in the investigated institution.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Graziela Grando Bresolin, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2020) pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC). Bacharel em Administração (2017) e em Turismo (2015) pela Faculdade Estácio de Florianópolis. Pesquisadora do Laboratório de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento para a Inovação (ENGIN/UFSC/CNPQ). O foco das pesquisas tem sido: Aprendizagem Experiencial; Andragogia; Desenvolvimento e Características do Jovem Adulto Profissional; Metodologias Ativas; Inovação na Educação Superior; Modelo Universidade Corporativa em Rede; Gestão Colaborativa; Grupos Colaborativos. Organizadora do livro Universidade Corporativa em Rede: Diretrizes Iniciais do Modelo.

Luana Barcelos da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Porto-Alegrense (2011). Profissional e pesquisadora das áreas de desenvolvimento humano, treinamento e desenvolvimento e aprendizagem organizacional, com experiência de mais de dez anos em empresas de grande porte.

Patricia de Sá Freire, Universidade Federal de Santa Catarina

Patricia de Sá Freire é professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, assumindo o cargo de Coordenadora de Ensino. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC (2013). Mestre em EGC/UFSC (2010). Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Tecnologias da Educação, pela PUC-RJ (1986). É especialista em Marketing pela ESPM-RJ (1987) e em Psicopedagogia pela UCB-RJ (2006). Atualmente é líder do Laboratório ENGIN (Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento para a Inovação). É criadora e mentora do Modelo de Universidade Corporativa em Rede. Tem mais de 30 anos de consultoria e foi duas vezes premiada entre os cinco melhores executivos de Gestão do Conhecimento no Brasil, pelo MAKE Award.

Published

2020-11-30

How to Cite

Bresolin, G. G., Silva, L. B. da, & Freire, P. de S. (2020). O Processo de aprendizagem experiencial em um curso de formação profissional. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 13(1), 127–140. https://doi.org/10.18624/etech.v13i1.1090