O Processo de aprendizagem experiencial em um curso de formação profissional

Autores/as

  • Graziela Grando Bresolin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luana Barcelos da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patricia de Sá Freire Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18624/etech.v13i1.1090

Palabras clave:

Modelo Universidade Corporativa em Rede, Gestão de pessoas, Desenvolvimento humano, Andragogia

Resumen

 As mudanças no mundo do trabalho e da formação exigem cada vez mais novas competências dos profissionais e novas teorias de aprendizagem para acompanhar essas transformações. Neste sentido, a aprendizagem experiencial possibilita a formação de um profissional preparado para a prática do trabalho. O artigo tem como objetivo compreender como ocorre o processo de aprendizagem durante um curso de formação profissional, à luz da teoria da aprendizagem experiencial de David Kolb. O presente estudo caracteriza-se quanto à abordagem como qualitativo; quanto aos objetivos, é exploratório e descritivo, com procedimentos bibliográficos que utilizam de análise temática. Para isso, foram entrevistados quatro professores que atualmente lecionam disciplinas na instituição de ensino profissional pesquisada. Buscou-se neste trabalho fazer uma relação entre a forma como o processo de aprendizagem se desenvolve e a teoria da aprendizagem ex­periencial. Os resultados demonstram que a aprendizagem experiencial é bastante utilizada no processo de formação do aluno profissional na instituição investigada.   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Graziela Grando Bresolin, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2020) pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC). Bacharel em Administração (2017) e em Turismo (2015) pela Faculdade Estácio de Florianópolis. Pesquisadora do Laboratório de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento para a Inovação (ENGIN/UFSC/CNPQ). O foco das pesquisas tem sido: Aprendizagem Experiencial; Andragogia; Desenvolvimento e Características do Jovem Adulto Profissional; Metodologias Ativas; Inovação na Educação Superior; Modelo Universidade Corporativa em Rede; Gestão Colaborativa; Grupos Colaborativos. Organizadora do livro Universidade Corporativa em Rede: Diretrizes Iniciais do Modelo.

Luana Barcelos da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Porto-Alegrense (2011). Profissional e pesquisadora das áreas de desenvolvimento humano, treinamento e desenvolvimento e aprendizagem organizacional, com experiência de mais de dez anos em empresas de grande porte.

Patricia de Sá Freire, Universidade Federal de Santa Catarina

Patricia de Sá Freire é professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, assumindo o cargo de Coordenadora de Ensino. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC (2013). Mestre em EGC/UFSC (2010). Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Tecnologias da Educação, pela PUC-RJ (1986). É especialista em Marketing pela ESPM-RJ (1987) e em Psicopedagogia pela UCB-RJ (2006). Atualmente é líder do Laboratório ENGIN (Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento para a Inovação). É criadora e mentora do Modelo de Universidade Corporativa em Rede. Tem mais de 30 anos de consultoria e foi duas vezes premiada entre os cinco melhores executivos de Gestão do Conhecimento no Brasil, pelo MAKE Award.

Publicado

2020-11-30

Cómo citar

Bresolin, G. G., Silva, L. B. da, & Freire, P. de S. (2020). O Processo de aprendizagem experiencial em um curso de formação profissional. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 13(1), 127–140. https://doi.org/10.18624/etech.v13i1.1090