Avaliação da segurança da preparação de macarrão em serviço de refeição transportada de cozinha industrial do Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.204Palavras-chave:
Massa alimentícia, Refeição transportada, Segurança de alimentosResumo
Foi realizado um estudo para avaliar a segurança da preparação do macarrão produzido em cozinha industrial, especializada em refeições transportadas, no atendimento aos requisitos estatutários vigentes aliados aos critérios gastronômicos necessários para a preparação. Foi avaliado o perfil de perigos da matéria-prima, as massas alimentícias, com análises microbiológicas com a pesquisa de Bacillus cereus, Coliformes a 45ºC/g, Estafilococus coagulase positiva/g, Salmonella sp, bolores e leveduras e presença de matérias macroscópicas e microscópicas prejudiciais à saúde humana. O acompanhamento do processo de preparo do macarrão na cozinha industrial, coleta de amostras nas diversas etapas de produção e a realização de análises microbiológicas destas amostras possibilitou avaliar a segurança da preparação elaborada. Foi realizada visita ao fabricante da massa alimentícia para identificar o processo de fabricação e medidas de controle sanitário adotadas e proposto o preparo e distribuição de macarrão com molho agregado. Os resultados revelaram que as formas adotadas para o preparo e distribuição da preparação se demonstraram eficazes na manutenção da segurança dos produtos mesmo sendo considerados valores de referência abaixo dos exigidos pelas legislações vigentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada à revista. A licença permite o uso comercial.