Escola sistêmica: relato de uma praxis no SENAI de Joinville-SC

Autores

  • Nilton Manoel Lacerda Adão SENAI/SC-Joinville
  • Marlow Rodrigo Becker Dickel SENAI/SC-Joinville
  • Silvio Luis de Sousa SENAI/SC-Joinville

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.267

Palavras-chave:

Escola Sistêmica, Curso Técnico em Informática, Processo ensino e aprendizagem

Resumo

O relato objetiva mostrar alguns métodos do projeto intitulado Escola Sistêmica, realizado no último ano de um Curso Técnico de Informática no SENAI de Joinville - SC. O projeto apresenta um processo de ensino e aprendizagem com característica interdisciplinar com vias de transdiciplinaridade. Como proposta, nesse artigo, elencou-se os principais métodos alinhados à forma de abordagem para mostrar a prática com alguns resultados observados por estudantes e professores. Esse texto apresenta um relato de experiências dos últimos cinco anos letivos. Para tanto, utilizou-se a pesquisa participante considerando a experiência dos autores como professores. Como evidência aplicou-se entrevistas não diretivas para indicar a percepção dos estudantes envolvidos no projeto no ano de 2011. Também considerou-se a opinião de ex-estudantes que ainda mantém contato com os professores. Como resultado deve-se destacar a compreensão atual do método constituído e seus resultados. Esses, por sua vez, por ser tratar de uma abordagem sistêmica consideram construções com níveis de complexidade e em constante transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilton Manoel Lacerda Adão, SENAI/SC-Joinville

Bacharel em Geografia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande- RS com Formação Pedagógica equivalente à Licenciatura Plena em Geografia pelo Centro Universitário Augusto Motta-RJ; Especialista em Sociologia Política e Cultura pela PUC-RJ; Especialista em Planejamento e Educação Ambiental pela Universidade Cândido Mendes-RJ; Especialista em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense-RJ; Mestre em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina; Doutorando em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade do Vale do Itajaí- SC. Atualmente é professor do SENAI- Joinville (SC).

Marlow Rodrigo Becker Dickel, SENAI/SC-Joinville

Tecnólogo em Redes de Computadores pela Faculdade de Tecnologia SENAI – Joinville (SC); Instrutor Cisco CCNA. Atualmente é professor do SENAI – Joinville (SC), no curso Técnico em Informática e discente no curso de Pós Graduação Lato Sensu em Redes de Computadores na Escola Superior Aberta do Brasil.

Silvio Luis de Sousa, SENAI/SC-Joinville

Tecnólogo em Processamento de Dados com ênfase em programação pela UTESC (União Tecnológica de Escolas de Santa Catarina) unidade Joinville. Tecnólogo em Sistemas de Informação com ênfase em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Anhanguera de Joinville. Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior pela Anhanguera de Joinville. Sócio-proprietário da LM&SL Desenvolvimento, Treinamento e Consultoria Ltda. Atualmente também exerce a docência nos cursos técnicos e superiores do SENAI-Joinville (SC).

Downloads

Publicado

2012-11-29

Como Citar

Adão, N. M. L., Dickel, M. R. B., & de Sousa, S. L. (2012). Escola sistêmica: relato de uma praxis no SENAI de Joinville-SC. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 100–120. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.267

Edição

Seção

Cotidiano