Escola sistêmica: relato de uma praxis no SENAI de Joinville-SC
DOI:
https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.267Palavras-chave:
Escola Sistêmica, Curso Técnico em Informática, Processo ensino e aprendizagemResumo
O relato objetiva mostrar alguns métodos do projeto intitulado Escola Sistêmica, realizado no último ano de um Curso Técnico de Informática no SENAI de Joinville - SC. O projeto apresenta um processo de ensino e aprendizagem com característica interdisciplinar com vias de transdiciplinaridade. Como proposta, nesse artigo, elencou-se os principais métodos alinhados à forma de abordagem para mostrar a prática com alguns resultados observados por estudantes e professores. Esse texto apresenta um relato de experiências dos últimos cinco anos letivos. Para tanto, utilizou-se a pesquisa participante considerando a experiência dos autores como professores. Como evidência aplicou-se entrevistas não diretivas para indicar a percepção dos estudantes envolvidos no projeto no ano de 2011. Também considerou-se a opinião de ex-estudantes que ainda mantém contato com os professores. Como resultado deve-se destacar a compreensão atual do método constituído e seus resultados. Esses, por sua vez, por ser tratar de uma abordagem sistêmica consideram construções com níveis de complexidade e em constante transformação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada à revista. A licença permite o uso comercial.