Quality management in education

Authors

  • Simone Moraes Raszl SENAI/SC Direção Regional
  • Adriana Paula Cassol SENAI/SC Direção Regional
  • Ismar Henriques Silveira SENAI/SC Florianópolis
  • Michael Eberle Siemeintcoski SENAI/SC-Jaraguá do Sul
  • Sérgio Roberto Arruda SENAI/SC Direção Regional
  • Silvio Bitencourt da Silva SENAI/SC Criciuma

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.294

Keywords:

Education, Management, Quality

Abstract

The quality of education has different definitions, depending on the perspective under which it is analyzed. Quality management in education seeks to improve processes, regardless of the definition applied. The objective of this paper is to analyze the benefits of implementing a system of quality management in education based on the PDCA cycle. The article was written based on a literature review. The PDCA methodology has four steps: plan, execute, control and establish actions that can correct the course and lead to a new cycle. When planning, setting objectives and targets, build metrics, monitor indicators, analyze results and propose plans of preventive or corrective actions, needs of interference and opportunities for improvement in education are being identified. This study identified some cases where the application of the PDCA methodology in educational processes confirms the theoretical studies that emphasize the importance of implementing quality management in education. 

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Author Biographies

Simone Moraes Raszl, SENAI/SC Direção Regional

currículo lattes.

Adriana Paula Cassol, SENAI/SC Direção Regional

Engenheira Civil graduada pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalhopela Universidade do Contestado (UNC). Atuou na unidade do SENAI Concórdia com atividades administrativas de 2001 a 2008. Desde 2008, atua na Direção Regional do SENAI em Florianópolis e atualmente é Coordenadora do Núcleo de Gestão Organizacional do SENAI. E atua como autônoma em Engenharia Civil.

Ismar Henriques Silveira, SENAI/SC Florianópolis

Engenheiro Mecânico graduado Fundação Técnica Educacional Souza Marquez (FTESM) e especialista em Tecnologia da Soldagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como consultordo SENAI SC em Florianópolis para implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade com base na Norma NBR ISO 9001, Modelo de Excelência da Gestão conforme Critérios de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e Planejamento Estratégico. Coordenador e docente do curso de Pós-Graduação MBA em Consultoria Empresarial. Docente do curso de Pós Graduação em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino e Gestão de Serviços Compartilhados.

Michael Eberle Siemeintcoski, SENAI/SC-Jaraguá do Sul

Mestre em Engenharia Elétrica, Especialista em Engenharia de Automação Industrial e Graduado em Tecnologia Eletrônica e formação Pedagógica. Possui experiência na Indústria de manufatura do segmento de automação industrial e na área de educação profissional. Em educação profissional atua a mais de 17 anos, exercendo funções de Pesquisador na área de Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica Industrial; Professor da FATEC do SENAI SC em Jaraguá do Sul e Gestor dos Núcleos de Eletroeletrônica, Informática e Metal Mecânica da mesma unidade. Atualmente exerce a função de Diretor Adjunto do SENAI SC em Jaraguá do Sul.

Sérgio Roberto Arruda, SENAI/SC Direção Regional

Formado em Engenharia Elétrica pela UFRGS (1966), mestrado em ElectricalMachinesand Power Systems pela Universidade de Londres (1970). Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UDESC (1974). Sua carreira profissional iniciou-se como Professor do Departamento de Engenharia Elétrica em 1968, onde permaneceu até 1994, quando se aposentou como Professor Titular.Assumiu o posto de Chefe de Departamento de Engenharia Elétrica da UFSC nos períodos de 1992 a 1994 e 1971 a 1974.De 1975 a 1980 foi Diretor do Centro Tecnológico da UFSC e Diretor Presidente da Fundação para Ensino de Engenharia-FEESC.De 1990 a 1992, desenvolveu atividades como Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Governo do Estado.No período de 1994 a 1996 foi pesquisador do CNPq/RHAE. Exerceu, também, função de Diretor na Iniciativa Privada e Engenheiro na CELESC. Foi Diretor Superintendente do SENAI-CTAI no período de 1996 a 1998. Desde setembro de 1998 exerce o cargo de Diretor Regional do SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina. É Conselheiro do Conselho de Curadores da UFSC, do Conselho Estadual de Educação de SC (CEE-SC) e do SEBRAE-SC.

Silvio Bitencourt da Silva, SENAI/SC Criciuma

Graduado em Administração de Empresas, mestre em Administração (2010) e doutorando pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS. Exerce função de direção no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial na Unidade SENAIsc em Criciúma. Tem experiência na área de Administração, com ênfase na implantação de sistemas de gestão. Suas áreas de interesse são: estratégia, educação (profissional), responsabilidade social e inovação social.

Published

2012-11-29

How to Cite

Raszl, S. M., Cassol, A. P., Silveira, I. H., Siemeintcoski, M. E., Arruda, S. R., & da Silva, S. B. (2012). Quality management in education. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 15–33. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.294

Issue

Section

Caleidoscópio

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