Metodologia SENAI para formação profissional com base em competências:um estudo de caso sobre a implantação deste método no departamento regional do SENAI de Santa Catarina

Autores

  • Sérgio Roberto Arruda SENAI/SC-Florianópolis
  • Osvair Almeida Matos SENAI/SC-São Bento do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.309

Palavras-chave:

Formação profissional, Metodologia baseada em competências, Perfil profissional, Desenho curricular, Prática pedagógica

Resumo

Este artigo busca identificar quais as estratégias, decorrentes da implantação da metodologia SENAI de formação profissional com base em competências, contribuem de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do SENAI/SC. Neste sentido, foram identificadas as principais estratégias empregadas pela instituição, os resultados alcançados a partir da implementação das estratégias mais relevantes, e as contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. O estudo consiste em uma pesquisa cuja abordagem é descritiva e de enfoque qualitativo na forma de estudo de caso. Foi possível constatar que a instituição adota ações de implementação da metodologia desde 1999 e que muitos programas corporativos são decorrentes desta implementação, tais como: Programa Conexão, Programa Educação em Movimento, e Academia SENAI. Destaca-se também um número expressivo de eventos e capacitações oferecidas pela instituição para os colaboradores. Portanto, conclui-se que a implementação da metodologia SENAI de formação profissional com base em competências passa pelo desenvolvimento de ações que visama criação de uma cultura focada no desenvolvimento de competências para toda a instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Roberto Arruda, SENAI/SC-Florianópolis

Formado em Engenharia Elétrica pela UFRGS (1966), mestrado em Electrical Machines and Power Systems pela Universidade de Londres (1970). Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UDESC (1974). Sua carreira profissional iniciou-se como Professor do Departamento de Engenharia Elétrica em 1968, onde permaneceu até 1994, quando se aposentou como Professor Titular.Assumiu o posto de Chefe de Departamento de Engenharia Elétrica da UFSC nos períodos de 1992 a 1994 e 1971 a 1974.De 1975 a 1980 foi Diretor do Centro Tecnológico da UFSC e Diretor Presidente da Fundação para Ensino de Engenharia-FEESC.De 1990 a 1992, desenvolveu atividades como Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Governo do Estado.No período de 1994 a 1996 foi pesquisador do CNPq/RHAE. Exerceu, também, função de Diretor na Iniciativa Privada e Engenheiro na CELESC. Foi Diretor Superintendente do SENAI-CTAI no período de 1996 a 1998. Desde setembro de 1998 exerce o cargo de Diretor Regional do SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina. É Conselheiro do Conselho de Curadores da UFSC, do Conselho Estadual de Educação de SC (CEE-SC) e do SEBRAE-SC.

Osvair Almeida Matos, SENAI/SC-São Bento do Sul

Mestrando do Programa de Administração da Unisul. Possui graduação em Tecnologia em Processos Industriais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1992), especialização em Educação Especial Inclusiva pela Universidade Gama Filho e especialização em Gestão de Organizações Educacionais e Inovação Tecnológica pelo Instituto Catarinense de pós-graduação (ICPG). Foi integrante do núcleo de educação da Direção Regional do SENAI na função de especialista em educação por 10 anos, onde teve a oportunidade de atuar como interlocutor estadual da metodologia de educação profissional com base em competências no SENAI/SC. Atualmente é Diretor do SENAI em São Bento do Sul/SC.

Downloads

Publicado

2012-11-29

Como Citar

Arruda, S. R., & Matos, O. A. (2012). Metodologia SENAI para formação profissional com base em competências:um estudo de caso sobre a implantação deste método no departamento regional do SENAI de Santa Catarina. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 34–58. https://doi.org/10.18624/e-tech.v0i0.309

Edição

Seção

Caleidoscópio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>