Desafios do ensino superior no contexto da Quarta Revolução Industrial
uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.18624/etech.v12i1.1028Palabras clave:
Quarta Revolução Industrial, Indústria 4.0, Ensino Superior, Gestão do ConhecimentoResumen
A Quarta Revolução Industrial é marcada por avanços tecnológicos emergentes em vários campos, melhorando a eficiência dos negócios e das organizações, ajudando a regenerar o meio ambiente natural por meio de uma melhor gestão de ativos, e incorporando um novo conceito na sociedade para os seres humanos. Considerando a necessidade de compartilhamento de conhecimentos neste novo contexto, o ensino superior se configura como um espaço para trabalhar com as novas tecnologias e aumentar a competência das pessoas. Assim, analisar os desafios do ensino superior no contexto da Quarta Revolução Industrial é o objetivo principal desta revisão sistemática. A questão da pesquisa que norteou o estudo foi: Quais são as evidências apontadas em estudos teórico-empíricos quando se trata da quarta revolução industrial e seus efeitos sobre o ensino superior? Para tanto, utilizamos as bases de dados Scopus, Web of Science, Eric, Scienc Direct e Google Scholar para realizar de forma sistemática e estruturada esta revisão. Dos 24 artigos selecionados, 10 foram alvo deste estudo. Os resultados mostraram que conhecer os conceitos da 4ª Revolução Industrial permite que as instituições de ensino superior melhorem suas estratégias e sua capacidade de processos, criando modelos diferenciados e aumentando a eficiência no gerenciamento e no compartilhamento de conhecimentos. Concluímos que os impulsionadores tecnológicos da quarta revolução industrial são conhecimentos essenciais para o ensino superior, garantindo um indivíduo vinculado as mudanças necessárias nesta nova era.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-11-07
Cómo citar
Canto, C. A. R. D. L., Miguel, A. C. C., Freire, P. de S., Dandolini, G. A., & Souza, J. A. de. (2019). Desafios do ensino superior no contexto da Quarta Revolução Industrial: uma revisão sistemática da literatura. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838, 12(1), 60–76. https://doi.org/10.18624/etech.v12i1.1028
Número
Sección
Artigos
Licencia
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada à revista. A licença permite o uso comercial.